Qual a diferença entre balanceamento e alinhamento?

Muitas pessoas acham que são a mesma coisa e acabam confundindo balanceamento com alinhamento. A confusão acontece porque ambas as técnicas andam juntas e são feitas nos pneus do carro. A dúvida é normal, acredite!

Seus pontos em comum estão na importância para a segurança do motorista, a economia de gasolina e a preservação do carro, evitando desgaste de pneus, amortecedores, rolamentos etc.

Apesar da semelhança, as técnicas se diferem na sua função. Vamos entender as distinções?

 

Alinhamento

Quando devo realizar?

É recomendado que seja feito a cada dez mil quilômetros como forma de prevenção, porém as situações do dia a dia (subir no meio fio ou cair num buraco, por exemplo) podem causar desordem dos pneus.

O sinal que você precisa ficar atento é quando a direção começa puxar mais para um lado. Parece que o carro ganhou vida própria!

Quando perceber este sinal não hesite em trazer o seu carro na Pneu Plus.

Como é feito o procedimento?

O alinhamento irá deixar as rodas paralelas novamente, ou seja, todas as rodas deverão ter atrito com o solo de forma uniforme. Este procedimento é feito no ajuste da posição da suspensão.

Confira mais detalhes aqui.

 

Balanceamento

Quando devo realizar?

O carro dá alguns sinais de que está na hora de fazer um balanceamento, como qualquer tipo de tremor ou quando você sente que o carro está saindo do solo mais que o normal, como se estivesse perdendo tração.

Por prevenção, também é recomendado realizar este procedimento na troca dos pneus, ao perceber que um pneu está mais desgastado que outro, ao sentir vibrações no volante, após a retirada de alguma roda e ao completar dez mil quilômetros rodados.

Como é feito o procedimento?

É preciso equilibrar o peso do carro e este processo é feito através do uso de contrapesos de chumbo. Ao igualar os pesos, o balanceamento garante a estabilidade do carro e melhora, por consequência, a dirigibilidade.

Você pode conferir mais detalhes sobre este serviço aqui.

Ficou claro? É possível ver agora qual a diferença entre essas duas técnicas? Agora temos certeza que a próxima vez que vier a Pneu Plus poderá nos dizer logo de cara qual tipo de serviço o seu carro vai precisar.

Aproveite e agende já a sua manutenção preventiva:

 

SERVIÇO

Av. Visconde de Guarapuava, 2798

Tel:(41) 3515-1885

WhatsApp:(41) 99234-1908

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WhatsApp Nosso WhatsApp