Entre molas, braços, barra estabilizadora, pivôs e bielas no sistema de suspensão dos carros, nós temos os amortecedores, peças fundamentais para a dirigibilidade e conforto do seu carro.
Se o seu carro está trepidando mais que o comum ou parece que a parte traseira está desgarrando da pista ao fazer uma curva, pode ser problema nos amortecedores. Manter o seu conjunto de amortecedores em dia é o carinho que o seu carro precisa.
Função do amortecedor: é a peça que absorve o impacto da roda com o terreno. Quanto melhor o amortecedor, melhor o conforto e a estabilidade do carro.
Vamos conhecer um pouco mais sobre cada um dos tipos?
Amortecedores hidráulicos
Esse amortecedor funciona a base de óleo e ar, funcionando da seguinte maneira: cada substância fica em um compartimento diferente dentro do pistão e a medida que o amortecedor trabalha, as duas substâncias trocam de compartimento, absorvendo assim o impacto.
É a opção mais acessível e comum entre os veículos de passeio. Por ser de confecção simples, não é anormal que o amortecedor se desgaste diante da exposição constante a buracos e terrenos desregulares. Por isso é importante a revisão periódica da suspensão do seu veículo.
Amortecedores a gás
Aqui o ar é substituído pelo gás nitrogênio, dando mais vida útil a peça e diminuindo a chance de oxidação interna do componente.
Além da vantagem na durabilidade desse tipo, acrescenta-se ainda que gás e óleo não se misturam com a mesma facilidade que ar e óleo, aumentando, dessa forma, a uniformidade na atuação do amortecedor a gás.
Ou seja, por não existirem bolhas de ar no pistão, o conjunto de amortecedores atua de maneira igual por mais tempo. Longevidade e performance são os prós aqui.
Amortecedores eletrônicos
O grande benefício dos amortecedores eletrônicos em comparação com os outros é a precisão. Essa característica aumenta a tecnologia necessária na fabricação do componente, e, consequentemente, o preço.
Por essas e outras, que ele é o tipo de amortecedor escolhido para carros de luxo. Com ele é possível promover o amortecimento ideal e individual que cada uma das rodas deve realizar, adaptando-se para qualquer tipo de terreno.
Qual o tipo de amortecedor é o ideal para o seu carro?
O ideal é utilizar o item recomendado pela montadora. Essa informação pode ser confirmada no manual do automóvel.
Agora, independente do tipo de amortecedor, esperamos que você tenha compreendido a importância de manter a manutenção do seu amortecedor em dia. Se você considera estabilidade e desempenho, pontos cruciais, converse conosco para uma segunda opinião.
E então, qual o tipo de amortecedor que o seu carro utiliza? Conte para a gente: agende já a sua preventiva e check o conjunto de amortecedores do seu veículo.