Vai viajar? Faça uma manutenção preventiva antes

Pegar a estrada com a família é tudo de bom, não é mesmo? Agora, experimenta viajar antes de fazer uma manutenção preventiva. É se preocupar desde a partida até a chegada no destino final.

Quer estragar uma viagem é só receber uma multa por farol queimado, furar o pneu e estar com o estepe em péssimas condições, ou pior: sofrer um acidente por causa de um carro desgovernado.

Como nós queremos o bem dos nossos clientes, resolvemos fazer um checklist do que você deve prestar atenção no seu carro antes de partir em viagem e o que deve ser revisado numa manutenção preventiva.

Cheque os pneus do carro

Os principais problemas que envolvem defeito no jogo dos pneus do carro é: trepidação na direção, dificuldade para frear, direção do carro desalinhada, sentir que o carro está saindo na curva e patinar em dias chuvosos ou subidas.

Para evitar esses problemas no dia da viagem, a sua oficina de confiança irá responder as seguintes perguntas:

  • Os cinco pneus do carro estão carecas ou com a banda de rodagem em boas condições?
  • O carro trepida em perfeitas condições do asfalto?
  • A direção puxa mais para um lado em superfícies planas?

Depois disso a equipe de manutenção pode concluir se será preciso fazer alinhamento, balanceamento ou troca dos pneus. Terminado este procedimento, os amortecedores e freios são os próximos. Os mecânicos devem analisar se as condições dessas peças estão em ordem ou se precisam ser trocadas.

Pneus em ordem e calibrados, amortecedores e freios em dia, chegou a hora de dar  uma conferida no sistema de arrefecimento do carro.

Limpeza e manutenção preventiva no sistema de arrefecimento

Para evitar que a temperatura do caro fique muito elevada e persista a longas horas de estrada é importante esse sistema funcionando perfeitamente.

O sistema de arrefecimento do carro serve para regular a temperatura do mesmo. Fazem parte dele o radiador, reservatório de expansão, ventoinha, bomba d’água, sensor de temperatura, válvula termostática e mangueiras.

Na oficina a equipe deve se perguntar:

  • As galerias do bloco estão obstruídas ou o sistema flui livremente?
  • Como está o nível da água?
  • A água que abastece o sistema é desmineralizada e misturada com aditivo?
  • Há ferrugem ou qualquer outro sinal de dano nas peças?
  • Como está a condição das mangueiras? Não está na hora de substituí-las?

Elétrica

Com a elétrica do carro em dia você garante:

  • Faróis e piscas funcionando;
  • Limpador de para-brisas ajustados;
  • Ar condicionado, vidros e luz interna para o seu conforto;
  • Buzina e sensores para a sua segurança.

É dela também que se faz necessário para acender ou apagar as luzes do painel e do freio. Veja quantos detalhes precisam da atenção do motorista.

Já a peça fundamental do sistema e que dá início a toda a mecânica do carro é a vela de ignição. Afinal, é com a faísca desse elemento que o combustível explode, dando início ao motor e, por consequência, todo o sistema mecânico.

Uma pecinha como a vela merece a sua atenção pois é o elemento central do sistema de ignição.

Manter todos esses elementos em dia é essencial para o bom funcionamento do veículo. Esses e tantos outros detalhes que não foram mencionados aqui, como troca do óleo, embreagem e itens de segurança do seu veículo, só servem para chamar a sua atenção da necessidade de deixar o seu carro nas mãos de uma equipe especializada.

No fim das contas, não é muito mais barato fazer a manutenção preventiva do seu carro do que pagar multas e perder o carro no conserto por uma semana? Além de mais barato, é muito mais seguro dirigir um carro revisado.

Faça o seu agendamento online na PneuPlus ou entre em contato conosco e garanta mais conforto e segurança para a sua família.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Nosso WhatsApp