Sem ela, nenhum de nós teria estabilidade para dirigir – ainda mais com as muitas irregularidades que encontramos nas ruas e estradas brasileiras. A suspensão, por sua vez, absorve os impactos causados por esses desníveis sem prejudicar a dirigibilidade.
Mas a atuação da suspensão não fica restrita aos eventuais problemas das vias. Muito pelo contrário. Afinal, até mesmo uma rua recém-asfaltada possui alguns desníveis que exigem que a suspensão entre em ação.
Além disso, existem dois elementos básicos do trânsito que exigem o trabalho de todo o sistema de suspensão. Nas lombadas, por exemplo, ele mantém o atrito dos pneus com o solo e absorve o impacto.
O outro caso é em relação às curvas, quando a suspensão transfere o peso do veículo e inclina a carroceria com o objetivo de permitir que esse “obstáculo” seja deixado para trás.
Todo esse sistema faz parte do chassi do carro e é formado basicamente por três peças: pneus, amortecedores e molas (molas helicoidais, feixe de molas, barras de torção ou molas pneumáticas).
Como qualquer outra parte do veículo, a revisão periódica é necessária para evitar que qualquer tipo de problema possa aparecer e te deixar na rua – além do prejuízo, claro.